Personal tem que ser qualificado

Revista CREF-SP 2012 – Melhor Personal Trainer do Brasil
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Importância do Treinamento Personalizado
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Luiz Antonio Domingues Filho

Quando um cliente faz a opção em contratar um personal trainer deve tomar certos cuidados para que não se arrependa mais tarde. Uma escolha mal feita pode acarretar sérios problemas à saúde, para não falar do prejuízo financeiro.
A figura do personal trainer tem se popularizado nos últimos anos. Hoje em dia é possível contratar profissionais de alto nível por preços acessíveis. Inicialmente eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo frequentando academias ou clubes e, ainda, zelavam pela privacidade total.
Mas os profissionais de Educação Física viram nesse mercado uma forma de ganhar autonomia e dinheiro. Só que outros, sem qualificação necessária, perceberam a oportunidade e passaram a oferecer o mesmo serviço.
Por isso, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tenha formação universitária em Educação Física, que participe de palestras, de cursos, de especialização e principalmente, verifique as suas referências.
O Procom recomenda colher informações no Conselho Regional de Educação Física (CREF) , na Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), em revistas especializadas, em academias conceituadas, em estúdios de personal training e até em clínicas medicas.
Feita a avaliação prévia e escolhido o profissional, faça um contrato de prestação de serviços, regido pelo Código de Defesa do Consumidor. O documento deve ter dados pessoais do cliente e do professor (nome, endereço, telefone, CPF, RG), preços, forma de pagamento e reajuste, periodicidade, horários, reposição de aulas, prazo (com data de início e término) e condições para rompimento do contrato. “Não se trata de burocratizar, mas o contrato é importante para resguardar responsabilidades”, afirma o advogado Gustavo Coelho de Almeida. Guilherme Coelho de Almeida, seu irmão e advogado, concorda: “se houver algum problema de saúde decorrente de exercícios mal direcionados, com o contrato ele prova a relação de consumo e o professor pode ser responsabilizado, indenizando o cliente pelo mal causado.”
Gustavo lembra que, para ter direito à indenização, basta demonstrar o nexo de causalidade entre o agente, o evento e o dano. Caberá ao professor, segundo o advogado, provar que não causou nenhum mal.
Quando do pagamento, é importante também fazer um recibo, assinado pelo personal trainer. Nas papelarias há formulários já prontos.
Como muitos profissionais funcionam só com contrato verbal, o Procom recomenda que sejam guardados folhetos com informações ou material de divulgação para, havendo algum problema, ter respaldo jurídico. Todos os comprovantes de pagamento devem ser guardados.
Os danos mais comuns à saúde, causados por exercícios mal executados ou excesso de exercícios, são as lesões musculares e nas articulações, além de problemas posturais. Outro problema decorrente da contratação de um mau professor é não conseguir alcançar o resultado esperado. O cliente paga, mas não tem benefícios.
Cabe ainda ao personal trainer, indicar e orientar os equipamentos, calçados e vestuário, adequados à prática esportiva adotada. Sendo assim, aqui vão algumas sugestões que devem ser lembradas por ambos, cliente e personal trainer:

1 – O trabalho do personal trainer pode ser direcionado para clientes com bom condicionamento físico, para atletas, para sujeitos sedentários, individuos obesos, para portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.

2 – O programa e o trabalho é individual. Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um. Não tente copiar o treinamento de outras pessoas.

3 – Tenha sua(s) metas e seu (s) objetivo(s) bem definido (s).

4 – Nenhum profissional capacitado promete resultados espetaculares a curto prazo, nem traça objetivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.

5 – Os honorários são cobrados por hora, por semana, por mês ou trimestre. Mas ainda não há uma tabela fixa de valores (preços) para esses profissionais.

6 – É necessário e muito importante realizar uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

7 – Quando preencher qualquer ficha ou anamnese informando sobre sua saúde, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!

8 – Siga corretamente as orientações de seu personal trainer na hora de fazer os exercícios físicos.

9 – A diferença entre o personal trainer e o instrutor ou professor de academia / clube é o numero de informações e dados que o primeiro dispõe a seu respeito.

10 – O trabalho de um personal trainer é multidisciplinar. Ele age em conjunto com um médico, um nutricionista, um psicólogo entre outros profissionais.

11 – A pratica do personal training não exige lugar específico.

12 – Observe se o personal trainer é um ouvinte atento para os seus problemas e se ele tem boa capacidade de comunicação. O mais interessante nesse tipo de treinamento é o relacionamento pessoal que estabelece entre o cliente e profissional.

13 – A carga de trabalho deverá ser aumentada gradativamente e de forma específica, criando condições para que se notem os efeitos do exercício físico.

14 – A freqüência ideal varia de duas a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma atividade física moderada que complemente o trabalho. Outra saída é o treinamento prescrito. Isto é, o cliente faz uma ou duas sessões por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (iniciante, intermediário ou avançado) em que o cliente se encontra. Para clientes iniciantes não é aconselhável.

15 – A ansiedade excessiva por resultados pode acabar prejudicando um bom treinamento.

16 – Lembre-se, quando o cliente optar por um trabalho diferenciado e individualizado, certifique através de uma anamnese, exames e avaliações, que tipo de cliente ele é:

  • Aparentemente saudável, sem fator de risco cardiovascular;
  • Aparentemente saudável, com fator de risco cardiovascular;
  • Portadores de doença cardiovascular.

Hoje o cliente satisfeito, e um cliente informado, pois esta atento a esses detalhes. Como podemos observar, o mercado de serviço busca profissionais capacitados, organizados, atualizados e que realmente atendam as necessidades e objetivos do cliente. Por outro lado, o profissional de Educação Física que trabalha como personal trainer, precisa estar atento as tendencias e ser comprometido com a sua profissão e com o cliente.