Luiz Antonio Domingues Filho
Para muitos ter um profissional de Educação Física exclusivo durante as suas sessões de treinamento ainda é algo impensável, para outros nem tanto. Aqueles que o possuem, além de serem exigentes, preferem contratar o Personal Trainer por estarem acostumados ao atendimento vip de outros profissionais e prestadores de serviços.
Mas o que vem a ser treinamento personalizado ou Personal Training? O treinamento personalizado é uma atividade física desenvolvida com base em um programa particular, especial, que respeita a individualidade biológica, preparada e acompanhada por profissional de Educação Física, realizada em horários preestabelecidos para, com segurança, proporcionar um condicionamento adequado, com finalidade estética, de reabilitação, de treinamento ou de manutenção da saúde.
Baseado nesse conceito, observamos que o interesse nesse serviço varia muito de pessoa para pessoa, devido ao fato que diferentes indivíduos, se exercitam por razões diferentes. Muitos relatam que a importância do treinamento personalizado está no atendimento e no acompanhamento individualizado, facilitando uma melhor atenção na supervisão e na correção dos exercícios. Outros comentam da possibilidade de variação de modalidades e de exercícios físicos, aliados a comodidade na escolha e variações de locais para execução das sessões de treinamento, e ainda, há aqueles que sentem maior motivação causada pela presença do Personal Trainer para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.
Para a maioria dos clientes, o fato de iniciar e manter níveis satisfatórios de atividade física requer esforço individual muito grande. Porque mesmo com todas as evidências científicas sobre o papel da atividade física na promoção da saúde e da aceitação desses benefícios demonstrada pela grande maioria da população, uma grande parte das pessoas não é ativa em níveis que possam trazer tais benefícios a sua saúde. Tanto que a realidade do mercado de Personal Training tem mostrado que muitos indivíduos que iniciam um programa de exercícios, tendem a desistir em menos de três meses. Tendo como empecilho o tempo e o trânsito.
Como o tempo e algo muito valorizado, principalmente nos grandes centros, escolher horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do cliente, para otimizar o treinamento torna-se fundamental. Mas não e só isso, ter um profissional capacitado com atenção focada apenas em uma pessoa faz toda a diferença, principalmente quando ele sabe das necessidades, das limitações, das prioridades do cliente é tem como meta ajudá-lo a alcançar os objetivos de forma mais eficiente, elaborando programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica, no menor tempo possível.
Pode ter certeza que o cliente irá perceber os benefícios do treinamento personalizado como de grande valor para sua vida.
Referência Bibliográfica
DOMINGUES FILHO, L.A – Manual do personal trainer brasileiro. – Ícone, são Paulo, 1988.