RESUMO
O objetivo do estudo foi verificar o nível de importância atribuído pelos clientes de treinamento personalizado (TP) a diferentes fatores relevantes no momento de contratação do serviço. Participaram da pesquisa 39 indivíduos (14 homens e 25 mulheres, 42,2 ± 13,8 anos), matriculados em programa de TP na cidade de Praia Grande, SP, que mantinham rotina de treinamentos há, pelo menos, um mês. Os sujeitos foram orientados a responder um questionário adaptado de publicação prévia que visava identificar o nível de importância atribuído pelo voluntário a diferentes fatores relevantes para a contratação do serviço de TP. Os resultados foram apresentados em valor médio percentual de importância. O conhecimento técnico-específico foi o fator considerado mais relevante no momento da contratação do serviço, apresentando 100% de relevância. Na sequência, em ordem decrescente de importância vieram postura profissional (98,3%), atendimento (97,4%), currículo (96,6%), avaliação física (94,9%), parcerias com outros profissionais (80,3%), indicações (79,4%), local dos treinos (58,9%), aparência física (20,5%), preço (20,5%), participação em eventos esportivos (15,4%). Conclui-se que o cliente de TP valoriza mais os fatores relacionados à qualidade e à segurança do serviço em relação à logística, ao custo e a outros fatores pseudo motivadores.
Palavras-chave: Educação. Treinamento Físico. Marketing. Consultor.
Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. v.12. n.80. Suplementar 3. p.1156-1160. Jul./Dez. 2018. ISSN 1981-9900.
Autores: Felipe Fernando Marques Alves, Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, Flávia Lúcia David , Cauê Vasquez La Scala Teixeira, Cássio Adriano Pereira e Luiz Antônio Domingues Filho.